terça-feira, 22 de janeiro de 2013

AGORA O GRAMMY É NOSSO!

Bom, eu não sei se você sabe, mas em menos de um mês, no dia 10 de fevereiro, teremos a cerimônia de do Grammy Award - a maior premiação da música mundial. É mais ou menos o que é o Oscar para o... basquete.

Beleza, mas e aí? Bom, sempre rola aquela torcida de que algum brasileiro metido na produção algum de álbum (nem que seja o prêmio de melhor iluminação em estúdio) possa trazer a estatueta para cá.

Aliás, não seria inédito. Alguns filhos deste solo já ganharam a vitrolinha de ouro, são eles (segundo a Wikipédia):


- Astrud Gilberto (que em 1964 dividiu o prêmio de gravação com Stan Getz por The Girl from Ipanema);
- João Gilberto (álbum do ano e performance de jazz instrumental com grupo pequeno pelo disco Getz/Gilberto, em parceria com Stan Getz, em 1964);
- Eumir Deodato (performance de pop instrumental, com Also Sprach Zarathustra, em 1973);
- Roberto Carlos (cantor de pop latino em 1988);
- Sérgio Mendes (álbum de world music, com o disco Brasileiro, em 1992);
- Antônio Carlos Jobim (álbum de jazz latino, com Antônio Brasileiro, em 1996);
- Milton Nascimento (álbum de world music, com Nascimento, em 1997);
- Gilberto Gil (álbum de world music, com Quanta Live, em 1998 e com Eletroacústico em 2005);
- Caetano Veloso (álbum de world music, com Livro, em 2000); e
João Gilberto, novamente, em 2001 (álbum de world music, com João Voz e Violão, produzido por Caetano Veloso).
- Alex Klein (melhor performance instrumental de solista de música clássica (com orquestra), 2001 - concertos para sopro de Strauss e concerto para oboé)
- Soraya Moraes ganhadora do Grammy Latino 2008, faturando 3 prêmios("Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Espanhola" e "Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa" com os discos “Tengo sed de ti” e “Som da Chuva e "Melhor Canção Brasileira"
- Lion O grupo Lion são os maiores ganhadores da premiação do Grammy Awards representando o Brasil, ao total o grupo já ganhou dezenove grammys concorrendo nos anos de 2000, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012, e já ganhou duas vezes o grammy de Álbum do Ano nos anos de 2008 e 2010, pelos discos "This Time" e "No Extres" respectivamente.



Então. Para você que, como nós, não sabe nem quem é metade dessa rapeize da lista é que vem a notícia que deixará o Brasil esperançoso. Nosso próximo representante, se tudo der certo já em 2013, é a cara da Música Popular Brasileira. Agora é nosso!


Em busca do público erudito o artista mudará radicalmente os temas de suas obras


Quem acha que um disco cheio de músicas sobre baladas, orgias, festas em apês e danças eróticas e bundas balançando seria mais do mesmo na carreira do cantor, muito se engana. Desta vez Latino promete calar os críticos tentando produzir algo que nunca fez: músicas próprias.

Consultamos o crítico musical Emerson Gasperin (ex- revista Bizz e prêmio Esso na estante) para comentar essa guinada de 360º na carreira de Latino. Gasperin foi categórico: "sem comentários". Ou seja, a estratégia, antes mesmo da produção do disco, já apresenta resultados.

Agora é torcer. Contra ou a favor...

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário